Falando um pouquinho mais sobre a China...

China

Capital:Pequim
Língua oficial:Chinês mandarim
Governo: República comunista
Primeiro-ministro:Wen Jiabo

Cultura e religião


A
filosofia chinesa teve um impacto extremo na cultura do seu povo, tanto a nível erudito quanto a nível popular. As raízes da filosofia (e perspectiva religiosa) chinesa estão no Confucionismo, Taoísmo e Budismo (segundo a ordem cronológica).
A
literatura chinesa tem uma antigüidade insuperável, em relação às outras civilizações. A invenção da impressão, atribuída aos chineses, não será alheia a este facto. Antes desta invenção, os Clássicos chineses e os textos religiosos (principalmente do Confucionismo, Taoísmo e Budismo) eram manuscritos a tinta, com pincéis. Com o fim de comentar e reflectir sobre estas obras, os estudantes reuniam-se em várias academias ou escolas, muitas das quais eram apoiadas pelo império. A casa imperial participava, não raramente nessas discussões filosóficas.
A cultura chinesa tem, tradicionalmente, uma grande reverência para com os filósofos, escritores e poetas clássicos. No entanto, os escritos deixados por muitos dos sábios clássicos são muitas vezes pontuados de descrições irreverentes, críticas e ousadas da vida cotidiana chinesa da sua época.

Ciência e tecnologia


Para além das contribuições culturais já mencionadas, outras quatro grandes invenções chinesas na área da
tecnologia marcaram profundamente a história mundial:
Bússola
Impressão
Papel
Pólvora
Algumas outras importantes invenções chinesas:
Ábaco oriental
Estribo
Besta (arma)
Leme (navegação)
Sombrinha (Guarda-chuva, no brasil)
Molinete de pesca
Outras áreas científicas onde os chineses se distinguiram:
A
astrologia chinesa e as suas constelações eram usadas com fins divinatórios.
Aplicaram conceitos
matemáticos na arquitectura e na geografia. O π foi calculado por Zu Chongzhi até ao sétimo dígito no século V.
A
alquimia é identificada com a química Taoísta, com bases diversas da química actual.
Foram levados a cabo estudos de
biologia extensivos e muito pormenorizados, que, ainda hoje são procurados e consultados, como as farmacopeias, género de catálogo de plantas medicinais.
A
medicina tradicional e a cirurgia foram, durante muito tempo, avançadas, havendo ainda hoje, muitos adeptos destas práticas médicas. Um exemplo conhecido é o da acupunctura. As autópsias eram consideradas sacrilégio. No entanto, houve quem violasse tal tabu, o que permitiu um mais vasto conhecimento sobre a anatomia interna humana.
Número de militares: Em torno de 2,25 milhões (O maior exército do mundo). Na China existe o habito de comer carne de cachorro. O quilo da carne custava no segundo semestre de 2005 cerca de R$20,00(em reais, moeda do Brasil)e é apreciado no clima frio.


População

A população da China é a maior do mundo. Possui mais de 1,3 bilhões de habitantes. Com políticas rígidas para controle de natalidade, estima-se que a China seja ultrapassada populacionalmente pela
Índia.
A política de controle populacional da China, tem como principal regra cada família possuir apenas 1 filho. Com isso, existe uma preferência dos pais por filhos do sexo masculino.

Nenhum comentário: