INTRODUÇÃO

Os estados imperialistas europeus expandiram-se em direção a Ásia, principalmente às regiões ricas e desenvolvidas do Sudeste, dentre eles a Índia; fazendo com que a produção industrial têxtil da Inglaterra provocasse a destruição da produção indiana tradicional. Entre 1857 e 1859 soldados indianos fizeram a Guerra dos Sipaios contra a Inglaterra, a índia acabou vencendo fazendo com que a rainha Vitória fosse coroada como rainha da Índia.
A China sempre foi afastada das relações comerciais com o Ocidente, acontece que a China teve que abrir o seu comércio por conta das pressões estrangeiras e de vários conflitos como a Guerra do Ópio.
O Japão isolou-se do Ocidente desde o século XVII, ele tinha o seu porto fechado ao resto do mundo, fazendo com que as pessoas dissessem que o Japão tinha uma estrutura feudal. Mas logo em seguida, as tropas norte-americanas impõem a abertura dos portos japoneses.
Muitas pessoas pensam que o violento tráfico europeu se iniciou com a colonização nos séculos XV e XVI, mas antes disso o comércio de escravos já ocorria, sendo que em menor espaço, em algumas sociedades estados africanos.
Ao longo do século XIX quem sempre liderava as conquistas e as colonizações da África era a França e a Inglaterra, então eles resolveram se reunir na Conferência de Berlim para dividirem a África.Confira isso no nosso blog!

RESUMO DO ASSUNTO FEITO PELAS ALUNAS DO GRUPO.

Imperialismo no século XIX


- A Ásia na rota imperialista

O continente asiático abrigou importantes sociedades e vários impérios.
Esses povos estabeleceram, ao longo dos séculos, intenso comércio - interno e também marítimo - entre diversas regiões.
Ao longo da Idade Moderna, a atividade comercial asiática acabou influenciada pela atuação européia e, no século XIX, submetida, em sua maior parte, às potências colonialistas.
Com o fim do tráfego de escravos africanos e a necessidade de trabalhadores em áreas produtivas ocidentais, as potencias colonialistas recorreram, em média significativa, aos “trabalhadores contratados” asiáticos, especialmente chineses e outros povos do sudeste asiático.


- Dominação e resistência na Ásia

A Índia que já foi dominada pelos portugueses, holandeses e franceses, em 1763, com o final da Guerra dos Sete anos , que passou ao domínio da Inglaterra, sob o qual permaneceu por quase 200 anos.
Até a chegada dos ingleses , mais da metade das exportações da Índia era de tecido de algodão.Essa situação provocou a destruição da produção indiana tradicional, impondo à Índia a posição de – exportadora da meteria-prima para a metrópole e de importadora de tecido pronto.
A guerra dos Sipaios, foi violamente reprimida.Em 1879, a Índia deixou de ser um protetorado inglês e passou a fazer formalmente parte do Império Britânico.A rainha Vitória foi coroada imperatriz da Índia ,sendo assessorada por um vice-rei indiano.



- A China

O grande pais do Extremo Oriente mantinha-se afastada das relações comerciais com o Ocidente. A abertura comercial chinesa foi conseguida graças a pressões estrangeiras e vários conflitos , especialmente a Guerra do Ópio , tratava com a Inglaterra.
Em 1839 , o governo chinês proibiu a comercialização do Ópio , confiscando e destruindo perto de 20 mil caixas do produto , pertencentes ao representante britânico local. A Inglaterra reagiu , declarando guerra à China Derrotada após três anos , esta foi obrigada a abrir vários dos seus portos ao comercio internacional , além de entregar a ilha de Hong Kong aos ingleses , que só seria devolvida ao controle chinês em 1999.
Outras potências ( com França, Estados Unidos, Japão e Rússia) conseguiram também direitos de comércio e se instalaram em território chinês , espondo-o radicalmente ao domínio internacional.


- O Japão

O Japão se isolou do Ocidente desde o século XVII, era liderado por um chefe militar (Shogum ou Xógum).
Seus portos fechados ao mundo e com escassa atividade comercial , tinha estrutura chamada de feudal.
Em 1853, uma esquadra norte-americana , impôs a abertura dos portos japoneses ao comercio internacional.
O imperador japonês Mutsuhito modernizou o pais , desenvolveu hidrelétricas , industrias naval, portos , ferrovias e etc...Firmou um desenvolvimento conhecido como a Era Neiji.
Em 1904-1905 disputaram as regiões chinesas da Manchúria e da Coréia com Rússia na guerra Russo-Japonesa.


- A resistência Africana:

O tráfico europeu de africanos teve seu inicio antes da colonização americana só que em menor quantia em algumas sociedades africanas.
Os africanos tinham alguns direitos (diferente de alguns anos adiante) como folga, terrenos para plantio próprio, e também alguns povos em período de seca se ofereciam para trabalhar , quando a situação melhorava eles voltavam para suas aldeias.Com a ampliação do tráfico escravo no início da idade moderna, cresceram também as guerras entre tribos e escravos africanos.
Muitas tribos resistiram as guerras que os colonialistas faziam para conquistar terras africanas.Só no século XVII , é que os portugueses conseguiram conquistar os territórios de Angola e Moçambique.

No século XIX, os imperialistas estavam precisando de mão-de-obra local, então criaram medidas que eram opostas ao tráfico.Porém, nem mesmo ordens metropolitanas reverteram rapidamente esta situação.Entre 1820 e 1830, os números de escravos exportados subiram rapidamente, e só voltaram a cair em 1850.
Ainda no século XIX , quando começaram a exploração no território africano,conflitos com os diferentes povos nativos se intensificaram, que resistiam fazendo desde queimadas e levantes até guerrilha aberta.



- A partilha da África

Ao longo do século XIX, a França e a Inglaterra eram quem sempre lideravam as conquistas e as colonizações do continente africano.Houveram tantas lutas entre as grandes potências para conseguirem o continente africano, que resolveram se reunir na conferência de Berlim para dividirem a África entre si , agora foi divido ligado aos interesses que cada um tinha sem levar em consideração as diferenças únicas e culturais e os interesses de quem habitava aquele lugar.
As nações européias ficaram satisfeitas com a divisão que foi feita porém ainda fizeram algumas guerras entre si, dentre elas a guerra dos Bôeres.
Quando os ingleses descobriram que naquela região havia ouro,foi disputar contra os holandeses o sul da África,em 1895, a Inglaterra envia tropas , em 1899 foi a vez da Holanda se vingar, atacando os territórios ingleses do cabo e Natal quem saiu vitoriosos foram os ingleses e toda a região foi transformada na União Sul-Africana.
Como queriam encurtar as distâncias marítimas entre a Europa e a Ásia resolveram fazer o Canal de Suez.Como o engenheiro Ferdinand Lesseps ficou bastante entusiasmado e com o apoio do imperador Napoleão III a obra foi feita , ficando sobre o controle da França e do Egito.
Em 1875, a Inglaterra comprou a parte egípcia da empresa explorada pelo canal, tendo que dividir com a França , fazendo com que gerassem desentendimentos , desde quando foi assinado um acordo entre os dois países.Como a Inglaterra ajudou a França a conquistar Marrocos, como recompensa a França deu todo o canal para a Inglaterra.
Como os alemães também desejavam Marrocos , acabou acontecendo um conflito conhecido como Suestão Marroquim , que logo a seguir seria um dos elementos da Primeira Guerra Mundial.



- Conseqüências da expansão imperialista.

Para muitos grupos das potências imperialistas, a nova colonialização trouxe lucros fabulosos, que aceleraram o desenvolvimento econômico e empresarial europeu.
Sistematicamente espoliados, esses países caminharam para uma situação econômica de dependência, delineando as condições de países subdesenvolvidos dos dias atuais.
Tardiamente unificados, esses países atrasaram-se na corrida colonialista e passaram a assumir uma postura contestatória em relação às superioridades tradicionais.

Imperialismo no século XIX

Vídeo sobre o Imperialismo no século XIX

Falando um pouquinho mais sobre o Japão...

Japão

Capital: Tóquio
Língua oficial: japonês
Imperador:
Akihito
Primeiro-ministro:Shinzō Abe

Cultura


Nos últimos século ela foi influenciada pela
Europa e pela dos Estados Unidos. Apesar dessas influências, o Japão gerou um complexo próprio de artes, técnicas artesanais (bonecas, objectos lacados, cerâmica, bonsai, origamis e outras artes com papel, o além do ikebana), espetáculos (bunraku, dança, kabuki, noh, rakugo, shibu, Yosakoi Soran) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimónia do chá), além de uma culinária única. A cultura popular japonesa tornou-se conhecida a partir dos mangás e dos animes.
A
música do Japão também é eclética, emprestando instrumentos, escalas e estilos de culturas vizinhas. Muitos instrumentos como o koto, foram introduzidos nos séculos IX e X.

Falando um pouquinho mais sobre a Índia...

Índia

Capital:Nova Deli
Língua oficial:Hindi, inglêse mais 21 línguas nacionais.
Presidente:Pratibha Patil
Primeiro-Ministro:Manmohan Singh

Cultura


A cultura da Índia é a expressão de uma das mais antigas e diversificadas
civilizações do planeta, portanto inclui grande número de manifestações em todos os campos, desde a literatura e a arquitetura até, modernamente, o cinema.
As tradições literárias mais antigas da Índia eram transmitidas de
forma oral e foram posteriormente transcritas. Tais transcrições incluem textos sagrados como os Vedas e épicos como o Maabárata e o Ramáiana. O único galardoado indiano com o prêmio nobel de literatura é o escritor bengali Rabindranath Tagore.
O país é o maior produtor mundial anual de filmes para o cinema. A produção cinematográfica local concentra-se em
Bombaim, Noida, Madrasta e Hiderabade.

Falando um pouquinho mais sobre a China...

China

Capital:Pequim
Língua oficial:Chinês mandarim
Governo: República comunista
Primeiro-ministro:Wen Jiabo

Cultura e religião


A
filosofia chinesa teve um impacto extremo na cultura do seu povo, tanto a nível erudito quanto a nível popular. As raízes da filosofia (e perspectiva religiosa) chinesa estão no Confucionismo, Taoísmo e Budismo (segundo a ordem cronológica).
A
literatura chinesa tem uma antigüidade insuperável, em relação às outras civilizações. A invenção da impressão, atribuída aos chineses, não será alheia a este facto. Antes desta invenção, os Clássicos chineses e os textos religiosos (principalmente do Confucionismo, Taoísmo e Budismo) eram manuscritos a tinta, com pincéis. Com o fim de comentar e reflectir sobre estas obras, os estudantes reuniam-se em várias academias ou escolas, muitas das quais eram apoiadas pelo império. A casa imperial participava, não raramente nessas discussões filosóficas.
A cultura chinesa tem, tradicionalmente, uma grande reverência para com os filósofos, escritores e poetas clássicos. No entanto, os escritos deixados por muitos dos sábios clássicos são muitas vezes pontuados de descrições irreverentes, críticas e ousadas da vida cotidiana chinesa da sua época.

Ciência e tecnologia


Para além das contribuições culturais já mencionadas, outras quatro grandes invenções chinesas na área da
tecnologia marcaram profundamente a história mundial:
Bússola
Impressão
Papel
Pólvora
Algumas outras importantes invenções chinesas:
Ábaco oriental
Estribo
Besta (arma)
Leme (navegação)
Sombrinha (Guarda-chuva, no brasil)
Molinete de pesca
Outras áreas científicas onde os chineses se distinguiram:
A
astrologia chinesa e as suas constelações eram usadas com fins divinatórios.
Aplicaram conceitos
matemáticos na arquitectura e na geografia. O π foi calculado por Zu Chongzhi até ao sétimo dígito no século V.
A
alquimia é identificada com a química Taoísta, com bases diversas da química actual.
Foram levados a cabo estudos de
biologia extensivos e muito pormenorizados, que, ainda hoje são procurados e consultados, como as farmacopeias, género de catálogo de plantas medicinais.
A
medicina tradicional e a cirurgia foram, durante muito tempo, avançadas, havendo ainda hoje, muitos adeptos destas práticas médicas. Um exemplo conhecido é o da acupunctura. As autópsias eram consideradas sacrilégio. No entanto, houve quem violasse tal tabu, o que permitiu um mais vasto conhecimento sobre a anatomia interna humana.
Número de militares: Em torno de 2,25 milhões (O maior exército do mundo). Na China existe o habito de comer carne de cachorro. O quilo da carne custava no segundo semestre de 2005 cerca de R$20,00(em reais, moeda do Brasil)e é apreciado no clima frio.


População

A população da China é a maior do mundo. Possui mais de 1,3 bilhões de habitantes. Com políticas rígidas para controle de natalidade, estima-se que a China seja ultrapassada populacionalmente pela
Índia.
A política de controle populacional da China, tem como principal regra cada família possuir apenas 1 filho. Com isso, existe uma preferência dos pais por filhos do sexo masculino.

VÍDEO SOBRE O IMPERIALISMO HOJE

Vídeo sobre o imperialsimo hoje no Iraque!

CHARGES






Divisão da china, pelas potências imperialistas!










A moderna civilização
européia














Colonialismo, a nova missão africana!













Livre cambismo na Inglaterra


EXERCÍCIO

Atividade

1- Por que as potências colonialistas obrigaram os trabalhadores asiáticos a trabalhar mais quando chegaram em seu continente?

2- “A guerra dos Sipaios, como ficou conhecida, foi violentamente reprimida”. Por que essa guerra ficou conhecida como guerra dos Sipaios?

3- Por que, em 1839, a Inglaterra declarou guerra à China?

4- O que foi a Era Meiji?

5- “Antes da colonização americana, o comércio de escravos já ocorria, só que em menor escala”.Qual era a diferença entre a escravização antes e depois da colonização americana?

6- Como os Nativos resistiam a exploração territorial do continente africano?

7- Para que serviu a conferência de Berlim?

8- O imperialismo tem alguma ligação com a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL?

9- O que provocou a produção industrial têxtil da Inglaterra?

10- O que é “sociedade secreta dos punhos fechados”?

11- O que foi a Guerra Russo-Japonesa?

12- Quais as resistências que ocorreram no território africano?

13- O que foi a União Sul-Africana?

14- O que foi a Questão Marroquina?

15- Quais as conseqüências da expansão imperialista?

16- Porque muitos asiáticos foram contratados para trabalhar na Austrália, EUA, Canadá, Peru, Cuba, África Ocidental?


OBS: se quiser as resposta, falar com as alunas do grupo!

CRÉDITOS DO BLOG

Grupo: Ana Carolina Martins, Andressa Câmara, Fernanda Patrícia, Mayanne Duarte, Rebeca Garcia, Stella Sampaio e Tathiana Amorim.

Série: 7ª A
Profª: Alessandra
Matéria: História
Apresentação: Blog